O aumento e a intensidade de industrialização são os 2 fatores principais de origem e produção do lixo, resultante da atividade diária do ser humano na sociedade.Estes 2 fatores interagem à medida que cresce a população, cresce também a necessidade de bens de consumo direto, de alimentos, etc. Estas necessidades geram a transformação cada vez maior de matéria-prima em produtos acabados, acarretando maior quantidade de resíduos, que mal acondicionados comprometem o meio ambiente, em detrimento da qualidade de vida das famílias brasileiras.Considerando o crescimento destes fatores básicos e suas implicações na produção e origem do lixo, podemos afirmar que o lixo é inesgotável, e os problemas gerados pôr ele ao meio ambiente são irreversíveis se nada fizermos para contê-los.
A decisão de proteger os ambientes naturais e controlar a poluição não está apenas nas mãos dos políticos e grandes industriais. Está sobretudo na rotina diária de cada cidadão comum do planeta.
A corrida desenfreada na produção de bens de consumo pelo ser humano associada à escassez de recursos não-renováveis e contaminação do meio ambiente, leva-o a ser o maior predador do universo.Este problema tem despertado ao ser humano pensar mais profundamente sobre a reciclagem e reutilização de produtos que simplesmente seriam considerados lixo.A reciclagem e a reutilização estão sendo vistas como duas importantes alternativas para a redução de quantidade de lixo no futuro, criando com isso bons hábitos de preservação do meio ambiente. O que nos leva a economizar matéria-prima e energia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário